Aprendemos desde cedo a importância da água. Ouvimos por aí como é importante beber bastante água, mas será que ela pode ser nociva?
A badalada água potável é o nome dado àquela água que não tem cheiro (inodora); não tem cor (incolor) e não tem gosto (insípida). Para o consumo, ela deve possuir essas qualidades, e se apresentar preferencialmente fresca, ou com temperatura agradável.
Infelizmente, no município de Duas Estradas, a 124 km de João Pessoa, esses princípios básicos não estão sendo devidamente observados.
Morador de Duas Estradas e estudante de Letras da Universidade Estadual da Paraíba, Valmir César, denunciou em seu perfil no Facebook, o que ele mesmo considera absurdo. A foto publicada nesta sexta-feira, 14, mostra a questionável qualidade da água servida aos alunos de uma das escolas municipais, que ao julgar pela cor, é inservível.
Leia a postagem feita por Valmir César:
Vejam o ABSURDO desta imagem!! Esta é a qualidade da água que está sendo oferecida aos alunos da Escola Municipal João Silvano, zona rural do município de Duas Estradas.
É intolerável, que nos dias de hoje, pessoas estejam sendo tratadas como “bicho”, a ponto de ficarem tão vulneráveis a qualquer tipo de contaminação devido a ingestão desta água de péssima qualidade, que está sendo oferecida pela administração, que cada vez mais, mostra-se irresponsável e desumana.
Esta é uma questão de saúde pública, isso não é admissível que esteja acontecendo no município de Duas Estradas. Irresponsabilidade, uma tremenda falta de respeito com o cidadão!!
Tentamos ouvir a Secretaria Municipal de Educação através do contato oferecido pela Prefeitura em seu Portal (83) 3265-1030, mas não obtivemos êxito.
Segundo dados informados no censo escolar 2012, a escola está localizado no Sítio Estacada e abriga educação infantil, fundamental e jovens e adulto (EJA/Supletivo), porém, mesmo não possuindo sistema de abastecimento d’água, serve água filtrada.
Curiosidades sobre a água:
1. Cerca de 70% do corpo humano é formado por água – por isso somos excelentes condutores de eletricidade. Durante o nascimento, essa quantidade chega a 80% do corpo do bebê.
2. Beber bastante água é saudável e recomendável, mas beber demais pode causar intoxicação que leva à morte. Isso porque ela dilui o nível de sódio na corrente sanguínea e desequilibra o nível de líquido no cérebro. Isso acontece com mais frequência durante atividades físicas intensas.
3. A recomendação diária de quantidade de água é de oito copos, mas nem toda essa água deve ser bebida. Uma parte disso vem da própria alimentação. O corpo humano demora de 30 a 60 minutos para absorver um copo d’água.
4. O pH da água pura é neutro. Ou seja, nem ácido e nem alcalino.
5. A água dissolve mais substâncias do que qualquer outro líquido. Onde quer que passe, pode levar resíduos químicos, minerais e até nutrientes.
6. Há muito mais água fresca e pura armazenada embaixo da terra do que na sua superfície, que, aliás, é composta por até 75% do líquido.
7. Se uma pessoa sente sede, é porque já perdeu pelo menos 1% da água do seu corpo – ou seja, já está em processo de desidratação.
8. Essa tal desidratação que causa desde a conhecida sede até dores de cabeça e nas costas.
9. De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/mês (cerca de 110 litros de água por dia) para atender suas necessidades de consumo e higiene.
10. Porém, no Brasil o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.
11. O aquecimento de água pode representar entre 14% e 25% do consumo de energia de uma casa.
12. Em todo o mundo, 4% de todas as mortes estão relacionadas a alguma doença causada por água poluída. 5% das doenças que causam invalidez tem o mesmo motivo.
13. Uma em cada nove pessoas no planeta não tem acesso a água limpa e a cada minuto uma criança morre no mundo por doenças causadas pela água.
14. Há mais pessoas no mundo com celulares do que com banheiros com água encanada.
15. Se toda a água do mundo fosse dividida entre toda a população mundial, cada pessoa teria direito a oito piscinas olímpicas cheias.
16. Apenas 2,7% da água mundial pode ser consumida.
17. De toda água utilizada no mundo, 10% são destinados ao consumo humano, 20% ao uso industrial e 70% à agricultura. No Brasil, 83% da água vão para a agricultura e pecuária, 10% para consumo urbano e 7% para a indústria.
18. Se todo o gelo das calotas polares derretesse, um quarto da Terra ficaria alagada.
19. Nem toda a água potável é inodora, insípida e incolor, como aprendemos na escola, dependendo dos minerais e propriedades da água podem ser mais alcalinas, ácidas, doces ou salgadas.
20. O Brasil tem 13,7% de toda a água doce do planeta. Destes, 80% estão na Bacia Amazônica. Agora a pergunta que não quer calar, como nosso país é tão dizimado pela seca, agora em diferentes regiões?
Rafael San
Ao postar o seu comentário nesta página, esteja sempre atento ao bom senso. Respeito e educação devem ser os mesmos, em qualquer lugar, inclusive na Internet.